A
Pedagogia de Projetos surgiu no Brasil a partir do
movimento chamado de Escola Nova com o seu representante John Dewey. O trabalho
com projetos surgiu da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho
pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo
ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento
do trabalho.
A pedagogia
de projetos leva o aluno a um modo de aprender baseado na integração
entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversos espaços, materiais e recursos disponíveis no contexto da escola. Pensando nos conteúdos, a pedagogia de projetos se caracteriza pelo seu caráter de
potencializar a interdisciplinaridade. Isto ocorre, pois o
trabalho com projetos favorece o estabelecimento de relações entre as
diferentes áreas de conhecimento
numa situação contextualizada da aprendizagem.
O Trabalho com Projetos “significa repensar a
escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com os conteúdos das áreas
e com o mundo da informação". [MEC/SEAD, 1998].
Com a pedagogia de Projetos surge a possibilidade de organização do trabalho pedagógico, pois com a realização do projeto os alunos e professores estabelecem ricas relações, desenvolvendo assim, aprendizagens globalizadoras.
"Os Projetos contribuem para uma
resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para
a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes".
[Hernandez, 1998].
Com as crianças pequenas, na creche, o trabalho com projetos deve organizar e auxiliar as
crianças a conhecer e interagir com o mundo, oferecendo oportunidades para
realizar novas experiências. A partir da observação das manifestações das crianças, os professores
encontrarão os temas a serem trabalhados. Na faixa etária entre 0 a 3 anos, uma
das tarefas fundamentais do educador é a de organizar o espaço interno e
externo da escola, colaborando com o desenvolvimento das atividades corporais,
afetivas e sociais.
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