terça-feira, 17 de abril de 2012

O Trabalho com Projetos na Educação Infantil


A Pedagogia de Projetos surgiu no Brasil a partir do movimento chamado de Escola Nova com o seu representante John Dewey. O trabalho com projetos surgiu da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento do trabalho.

A pedagogia de projetos leva o aluno a um modo de aprender baseado na integração entre conteúdos das várias áreas do conhecimento, bem como entre diversos espaços, materiais e recursos disponíveis no contexto da escola. Pensando nos conteúdos, a pedagogia de projetos se caracteriza pelo seu caráter de potencializar a interdisciplinaridade. Isto ocorre, pois o trabalho com projetos favorece o estabelecimento de relações entre as  diferentes áreas  de conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem.

O Trabalho com Projetos “significa repensar a escola, seus tempos, seu espaço, sua forma de lidar com os conteúdos das áreas e com o mundo da informação". [MEC/SEAD, 1998].

Com a pedagogia de Projetos surge a possibilidade de organização do trabalho pedagógico, pois com a realização do projeto os alunos e professores estabelecem ricas relações, desenvolvendo assim, aprendizagens globalizadoras.

 "Os Projetos contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes". [Hernandez, 1998].

         Com as crianças pequenas, na creche, o trabalho com projetos deve organizar e auxiliar as crianças a conhecer e interagir com o mundo, oferecendo oportunidades para realizar novas experiências. A partir da observação das manifestações das crianças, os professores encontrarão os temas a serem trabalhados. Na faixa etária entre 0 a 3 anos, uma das tarefas fundamentais do educador é a de organizar o espaço interno e externo da escola, colaborando com o desenvolvimento das atividades corporais, afetivas e sociais.




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