quinta-feira, 21 de junho de 2012

Projeto: Canções infantis como instrumento de aprendizado


PROJETO: CANÇÕES INFANTIS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZADO

  • Local de aplicação: CEMEI Bruna Espósito
  • Professoras responsáveis:  Lourdes, Érika e Gisele                        
  • Público alvo: Maternal
  • Período de aplicação: 6 meses

JUSTIFICATIVA

A utilização de canções infantis é fascinante na educação infantil. Primeiramente porque desenvolve o lúdico da criança num processo natural e divertido e de maneira secundária, a criança interage com seu grupo, socializando-se melhor, extravasa e amplia o seu vocabulário. Além de ser uma grande contribuição para o desenvolvimento social, cultural e emocional da criança. As canções infantis, são de extrema importância para a cultura de um local. Através dela dá-se a conhecer costumes, cotidiano das pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem, flora, fauna, crenças, dentre muitas outras coisas. O folclore de determinado local vai sendo construído aos poucos através não só dessas canções, mas também de histórias populares contadas oralmente, cantigas de ninar, lendas, parlendas etc.
A prática das canções em brincadeiras ultrapassa o conceito de entretenimento. O contato do aluno com esta atividade é extremamente importante, pois além de propagar o folclore e a cultura de uma determinada região ela está relacionada ao estímulo da imaginação, criatividade, concentração e memória.
O interesse que as crianças têm pelas canções e tudo que envolve o ato de cantar, como os textos das músicas, os gestos a sonoridade, torna o seu aprendizado muito mais significativo.
OBJETIVOS

·        -  Resgatar valores culturais e sociais;
     - Ampliar e desenvolver o repertório lingüístico e musical;
     - Facilitar a interação e a socialização das crianças;
   -Envolver ludicamente a criança no mundo musical, favorecendo a imitação, invenção e reprodução de criações musicais;
     - Desenvolver a psicomotricidade, coordenação motora;
     - Estimular, bem como desenvolver sensibilidade musical.


METODOLOGIA

A metodologia desenvolvida foi trabalhada através de:
*roda da conversa; Trabalhar diariamente as canções com grupos de alunos, num ambiente espaçoso e favorável para a arte da dança e movimento corporal dos alunos, propondo a intensa participação de todos também para a criação e invenção de outras canções coreografias.
Trabalhar todo o conteúdo estipulado para o ano letivo de acordo com os eixos propostos pelo REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. E assim, através da  interdisciplinarmente, abranger diversos temas propostos para a educação infantil.

Alguns exemplos de atividades:
*roda da cantiga;
*contação de histórias;
*brincadeiras livres e dirigidas;
*jogos;
*observação;
*leituras;
*pintura com várias técnicas;
*recorte e colagem, entre outras. 

RECURSOS UTILIZADOS
Livros
Fantoches
DVD’s
CD’s
Rádio
TV

PRODUTO FINAL

 Organização de uma exposição com o material confeccionado pelos alunos, como: instrumentos musicais, cartazes, painéis, brinquedos de sucatas, desenhos, fantasias e demais materiais elaborados durante o ano, expor na escola para apreciação de toda comunidade;
Entrega de CDs, ao final do 1º semestre em que foi realizado o projeto, com o relatório das atividades desenvolvidas e com as imagens da participação das crianças.




ATIVIDADES DESENVOLVIDAS



  • Cantigas com o Sapo

 
Dramatização com fantoche



Confecção de brinquedos com sucata e brincadeira


  • Música da Joaninha

         Jogo da joaninha relacionando quantidades





  • Música Passa a bola (trabalhando a Identidade)




  •       Dramatização da Cantiga Indiozinho


  •         Música de Umbigo a umbiguinho: vasinho para a mamãe







  •      Dramatização da Música: Vem chegando devagar





  • Músicas relacionadas a alimentação

Brincadeira: O cozinheiro





  • Piquenique no Campo

  • Brincadeira Pirulito que Bate-bate


  • Música Borboletinha e Metamorfose da borboleta


Procurando a Lagarta



Encontrando...


Observando...




Soltando a borboleta na natureza








Nenhum comentário:

Postar um comentário